AS VACINAS QUE AS GRAVIDAS PODEM TOMAR SÃO AQUELAS EM QUE O VIRUS OU BACTERIA ESTÃO INATIVADOS E AQUELAS QUE CONTEM APENAS O TOXOIDE, DESTACANDO-SE AS SEGUINTES:
VACINA PARA HEPATITE A + B
VACINA PARA GRIPE
VACINA PARA TETANO
VACINA PARA DIFTERIA
VACINA PARA COQUELUCHE
VACINA BACTERIANA ACELUAR
VACINA INATIVADA CONTRA A POLIOMIELITE
VACINA PARA PNEMOCOCO
AS VACINA MAIS IMPORTANTES PARA A GESTANTE SÃOPARA HEPATITE B E CONTRA VIRUS DA INFLUENZA.
EM RELAÇÃO A HEPATITE B, A GRANDE PREOCUPAÇÃO É A GRAVIDADE DO QUADRO DE HEPATITE NA GRAVIDEZ E MAIS AINDA O RISCO DE TRANSMISSÃO AO FETO, QUE PODE CHEGAR A 90%. OS RECEM-NASCIDOS INFECTADOS POR VIRUS DA HEPATITE B PODEM MANTER-SE ASSINTOMATICO POR MUITOS ANOS E NA VIDA ADULTA DESENVOLVER CIRROSE OU CARCINOMA HEPATOCELULAR.
EM RELAÇÃO A VIRUS DA GRIPE, EM DECORRÊNCIA DE MUDANÇAS IMUNOLÓGICAS PRÓPRIAS DA GESTAÇÃO, A INFECÇÃO GRIPAL PODE EVOLUIR PARA FORMAS MUITO GRAVES COLOCANDO EM RISCO A VIDA DA GRAVIDA. ASSIM, RECOMENDAMOS A VACINAÇÃO DE TODAS AS GESTANTES, EM QUALQUER IDADE GESTACIONAL, DE PREFERENCIA ANTES DO INVERNO. UMA OUTRA VANTAGEM É QUE A VACINAÇÃO TAMBEM ACABA PROTEGENDO OS RECEM NASCIDOS DA INFECÇÃO POR INFLUENZA POR PERIODO DE 6 MESES.
A VACINA CONTRA TETANO PODE SER TAMBEM ADMINISTRADA NO TERCEIRO TRIMESTRE, PRINCIPALMENTE PARA PACIENTES QUE VIVEM EM LOCAIS COM SANEAMENTO PRECARIO, POIS A VACINAÇÃO PROTEGE TANTO A MAE COMO O RECEM-NASCIDO.
A VACINA CONTRA PNEUMOCOCOS ESTA INDICADA PARA GRAVIDAS COM DIABETES, AS IMUNOSSUPRIMIDAS, AS FUMANATES, AS ALCOOLATRAS, AS ESPLENECTOMIZADAS, AS PACIENTE COM ASMA OU BRONQUITE, SITUAÇÕES QUE AUMENTAM RISCO PARA INFECÇÃO PARA PNEUMOCOCOS. GERALMETE A VACINA É ADMINISTRADA A PARTIR DO SEGUNDO TRIMESTRE.
AS VACINAS CONTRAINDICADAS NA GRAVIDEZ SÃO AQUELAS QUE CONTEM VIRUS VIVO ATENUADO OU MESMO AS RECOMBINANTES, QUE EMBORA POSSAM SER USADAS NA GRAVIDEZ, DEVIDO A FALTA DE ESTUDOS DE GRANDE PORTE E DE AVALIAÇÃO A LONGO PRAZO, POR QUESTÕES DE SEGURANÇA SÃO INDICADAS FORA DO PERÍODO GESTACIONAL. ENTRE AS VACINAS CONTRAINDICADAS NA GRAVIDEZ DESTACAMOS AS VACINAS CONTRA BCG, RUBEOLA, SARAMPO, CAXUMBA, TRIPLICE VIRAL(S,C,R), POLIOMIELITE ORAL (SABIN OU VOP), ROTAVIRUS, VARICELA, INFLUENZA VIA NASAL (VIRUS ATENUADO), HPV, FEBRE AMARELA
AS VACINAS COM VIRUS ATENUADOS, ISTO É, AQUELAS QUE CONTEM VIRUS VIVOS ENFRAQUECIDOS, DEVEM SER EVITADAS COM RISCO POTENCIAL DE INDUZIR INFECÇÃO, PARTICULARMENTE, AS VACINAS CONTRA A RUBEOLA E FEBRE AMARELA. NO ENTANTO, OS CASOS DE MINISTRAÇÃO INAVERTIDA DE VACINAS COM VIRUS ATENUADO, NÃO TEM MOSTRADO CORRELAÇÃO COM MALFORMAÇÕES FETAIS, ESPECIALMENTYE QUANDO MINISTRADAS APÓS 16 SEMANAS DE GESTAÇÃO. MESMO ASSIM, A MELHOR ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO AS VACINAS COM VIRUS VIVO É SUA APLICAÇÃO 3 MESES ANTES DA GRAVIDEZ OU APÓS A GRAVIDEZ, MESMO DURANTE A AMAMENTAÇÃO.
A VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA É MITAS VEZES SOLICITADAS EM VIAGENS PARA REGIOES ENDEMICAS, COMO AMERICA CENTRAL, AFRICA, AUSTRALIA E SUDESTE ASIATICO. AS GESTANTES SUSCEPTIVEIS DEVEM EVITAR ESTAS REGIOES UMA VEZ QUE A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA ESTA CONTRAINDICADA.
RECOMENDAÇÃO:
EM GESTANTES SEMPRE MINISTRAR VACINA CONTRA A GRIPE E AS NÃO IMUNES A HEPATITE B , TOMAR VACINA A PARTIR DE 10 SEMANAS DE GESTAÇÃO.