NA MAIORIA DOS CASAIS, OCORRE UM REDUÇÃO DRÁSTICA DA ATIVIDADE SEXUAL DURANTE A GRAVIDEZ , MUITAS VEZES BASEADAS EM FALSAS PREMISSAS DE QUE O ATO SEXUAL POSSA SER PREJUDICIAL AO BEBE.
A GRÁVIDA QUE NÃO APRESENTA SANGRAMENTO GENITAL, CONTRAÇÕES UTERINAS E CORRIMENTO VAGINAL PODE SIM TER ATIVIDADE SEXUAL SEM PROBLEMAS.
A PRESENÇA DE SEMEN, RICO EM PROSTAGLANDINAS, NA VAGINA APÓS O ATO SEXUAL PODE INDUZIR CORRIMENTO VAGINAL E CONTRAÇÕES UTERINAS. O CORRIMENTO SURGE EM DECORRÊNCIA DA ALTERAÇÃO DO PH VAGINAL E AS CONTRAÇOES SÃO DECORRENTES DA PRESENÇA DE PROSTAGLANDINAS NO SÊMEN. EM ALGUMAS PACIENTES,O ORGASMO É ACOMPANHADO DE CONTRAÇOES UTERINAS.
O PH DA VAGINA É ACIDO E O SÊMEN TEM PH BÁSICO, ASSIM APÓS A RELAÇAO SEXUAL PODE OCORRER PIORA DO CORRIMENTO VAGINAL PELA MUDANÇA DO PH, QUE FAVORECE ALGUNS MICROORGANISMOS TAIS COMO GARDNERELLA VAGINALIS, QUE CAUSA UM CORRIMENTO BRANCO ACINZENTADO COM ODOR DE PEIXE. A ATIVIDADE SEXUAL DEVE SER EVITADA NO ÚLTIMO MÊS DA GESTAÇÃO PELO FATO DO COLO UTERINO ESTAR MAIS ABERTO E ENCURTADO, AUMENTANDO O RISCO DE ROTURA DE MEMBRANAS E SANGRAMENTO GENITAL.
EM GESTANTES QUE RELACIONAM PIORA DO CORRIMENTO APÓS RELAÇAO SEXUAL, RECOMENDAMOS USO DE PRESERVATIVO. OUTRO CORRIMENTO FREQUENTE NA GRAVIDEZ ESTA RELACIONADO COM PH ÁCIDO DA VAGINA É A CANDIDIASE, CARACTERIZADO POR UMA SECREÇÃO BRANCA ACOMPANHADA DE PRURIDO E VONTADE DE URINAR TODA HORA.
O SANGRAMENTO LOGO APÓS RELAÇÃO SEXUAL, COLOCA A GRÁVIDA EM PÂNICO, NO ENTANTO , NA MAIORIA DOS CASOS O SANGRAMENTO GENITAL É AUTO-LIMITADO CESSANDO APENAS COM REPOUSO E MEDICAMENTOS QUE RELAXAM O ÚTERO. É FUNDAMENTAL A REALIZAÇÃO DO EXAME ULTRASSONOGRAFICO, PARA AVERIGUAR SE OCORREU DESCOLAMENTO DA PLACENTA BEM COMO A INSERÇÃO DA PLACENTA, QUANDO SUA LOCALIZAÇÃO É BAIXA, PELA PROXIMIDADE AO COLO UTERINO, PREDISPOE SANGRAMENTO APÓS O COITO. E MUITAS VEZES O SANGRAMENTO É PROVENIENTE DO COLO UTERINO EM DECORRENCIA DO CONTATO DO PENIS COM A MUCOSA FRIAVEL DO ENDOCERVIX.
A FREQUÊNCIA DE ATIVIDADE SEXUAL DIMINUI NA MAIORIA DOS CASAIS, EM GRANDE PARTE PELO FATOR PSICOLÓGICO EM QUE OS CASAIS ACHAM QUE A ATIVIDADE SEXUAL POSSA MACHUCAR O BEBE, E EM OUTROS CASOS, PELA PROPRIA MUDANÇA HORMONAL QUE AFETA COM A LIBIDO. DEVIDO AS MUDANÇAS ANATOMICAS DA GRAVIDA, COM A BARRIGA CADA VEZ MAIOR,É IMPORTANTE CADA CASAL ESTABELECER A POSIÇÃO MAIS CONFORTÁVEL PARA O ATO SEXUAL BEM COMO A SUA FREQUÊNCIA. NA IMENSA MAIORIA DAS VEZES, O ATO SEXUAL NA GRAVIDEZ É SEGURO E RECOMENDADO.
RECOMENDAÇÃO
EM GESTANTES SEM SINTOMAS DE SANGRAMENTO E COLICAS UTERINAS, ATIVIDADE SEXUAL É PERMITIDO ATE OITAVO MÊS DA GESTAÇÃO E DE PREFERENCIA COM CAMISINHA E A GESTANTE EM POSIÇÃO LATERAL.