CARNE CRUA E MAL COZIDA

por Prof. Dr. Sang Cha

A TOXOPLASMOSE, CAUSADA POR UM PARASITA CHAMADO TOXOPLASMA GONDII, É TRANSMITIDA POR ANIMAIS TERRESTRES, PARTICULARMENTE PELO CONSUMO DE CARNE MAL COZIDA DE ANIMAIS INFECTADOS PELO PARASITA. 

AS APRECIADORAS DE STEAK TARTAR, KIBE CRU E CHURRASCO MAL PASSADO, DEVEM TOMAR CUIDADO, PRINCIPALMENTE AS GRAVIDAS QUE SÃO SUSCEPTIVEIS A TOXOPLASMOSE, ISTO É , NUNCA TIVERAM CONTATO COM O PARASITA PORTANTO NÃO APRESENTAM IMUNIDADE PARA TAL ORGANISMO. 

AS QUE JÁ TIVERAM CONTATO, PORTANTO AS PORTADORAS DE IMUNIDADE ANTI-TOXOPLASMA PODEM CONSUMIR CARNE MAL COZIDA SEM PROBLEMAS.

AS GESTANTES SUSCEPTIVEIS, PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO PELA TOXOPLASMOSE DEVEM ADOTAR AS SEGUINTES MEDIDAS PREVENTIVAS:

  • LAVAR MAOS
  • LIMPAR FRUTAS E LEGUMES
  • EVITAR CARNE MAL COZIDA
  • EVITAR OVO MAL COZIDO
  • EVITAR CONTATO COM ANIMAIS DE ESTIMAÇAO, COMO GATO
  • EVITARMANIPULAÇÃO DA TERRA, COMO JARDINAGEM QUE PODEM COLOCAR EM SUSPENSÃO CISTOS DO PARASITA PARA INALAÇÃO.

O ESTATUS DA IMUNIDADE PODE SER VERIFICADA ATRAVES DE UM SIMPLES EXAME DE SANGUE, ONDE DETERMINA A PRESENÇA DE DOIS TIPOS DE ANTICORPOS CONTRA A TOXOPLASMOSE : IGG E IGM. CONSIDERA-SE IMUNE QUANDO TEM IGG POSITIVO E IGM NEGATIVO OU FRACAMENTE POSITIVO; CONSIDERA-SE SUSCEPTIVEL QUANDO DETECTA-SE IGG E IGM NEGATIVOS.

A SITUAÇÃO É MAIS COMPLICADA QUANDO A GRAVIDA APOS REALIZAR O EXAME LABORATORIAL PARA TOXOPLASMOSE, DEPARA-SE COM RESULTADO IGM POSITIVO, QUE NEM SEMPRE SIGNIFICA INFECÇÃO AGUDA. A REALIZAÇÃO DO TESTE DE AVIDEZ DO IGG PODE ESCLARECER SE ESTE IGM POSITVO REPRESENTA INFECÇÃO AGUDA ( AVIDEZ < 30%) OU SIMPLESMENTE UMA CICATRIZ SOROLOGICA DE INFECÇÃO ANTIGA (AVIDEZ > 60%), QUANDO O RISCO DE TOXOPLASMOSE É NULO.

O PIOR CENARIO É QUANDO UMA GRAVIDA SUSCEPTIVEL (IGG E IGM NEGATIVOS) APRESENTA DURANTE A GRAVIDEZ VIRAGEM SOROLOGICA, ISTO É  POSITIVAÇÃO DE IGG E IGM. NESTE CASO ,  A TOXOPLASMOSE FOI ADQUIRIDA NA GRAVIDEZ, COM A POSSIBILIDADE DE TRANSMISSÃO AO FETO , DA ORDEM DE 30%, CAUSANDO INUMERAS ANOMALIAS FETAIS. 

FELIZMENTE A TAXA DE TRANSMISSÃO VERTICAL É RELATIVAMENTE PEQUENA E DEPENDE DA EPOCA DA INFECÇÃO, AUMENTANDO COM A IDADE GESTACIONAL, NO ENTANTO OS CASOS MAIS GRAVES SÃO AQUELAS ONDE A GESTANTE CONTRAIU A INFECÇÃO AINDA NO PRIMEIRO TRIMESTRE. APENAS 30% DE GESTANTES COM A TOXOPLASMOSE AGUDA TEM SEUS FETOS COMPROMETIDOS MESMO QUE NÃO TOME NENHUMA MEDIDA PREVENTIVA OU TERAPÊUTICA. HOJE EM DIA , FRENTE A TOXOPLASMOSE AGUDA EXISTEM MEDIDAS QUE REDUZEM DRASTICAMENTE A TRANSMISSÃO VERTICAL (ESPIRAMICINA), ISTO É, PASSAGEM DO PARASITA DA MAE AO FETO POR VIA PLACENATARIA BEM COMO TRATAR OS FETOS COMPROMETIDOS (SULFADIAZINA, ESPIRAMICINA E ACIDO FOLINICO), AMENIZANDO AS REPERCUSSÕES DA INFECÇÃO SOBRE O FETO. 

RECOMENDAÇÃO:

EM GRAVIDAS COM IMUNDADE PARA TOXOPLASMOSE, PODE COMER QUALQUER TIPO DE CARNE E PEIXE; JÁ AS GRAVIDES SEM IMUNIDADE, EVITAR CARNE CRUA OU MAL COZIDA, BEM COMO EVITAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO COMO GATO E  JARDINAGENS.

RECOMENDAÇÃO:
AS GRÁVIDAS PODEM SIM COMER PEIXE CRÚ , MÁXIMO DUAS VEZES POR SEMANA, SEMPRE ESCOLHENDO RESTAURANTES QUE MOSTREM HIGIENE ADEQUADA E FORNECEDORES QUE TENHAM APROVAÇÃO PELOS COM ORGÃOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Agende sua consulta

com Prof. Dr. Sang Cha