SASHIMI

por Prof. Dr. Sang Cha

O PEIXE CRÚ PODE SER CONSUMIDO SEM PROBLEMAS NA GRAVIDEZ, DANDO-SE PREFERÊNCIA AO PEIXE COMO SALMAO. O PEIXE É IMPORTANTE FONTE DE PROTEÍNA E OMEGA-3, FUNDAMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DO FETO, PARTICULARMENTE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. PAISES DO MEDITERRÃNEO E ASIÁTICOS VEM COMSUMINDO PEIXE CRÚ HÁ MILÊNIOS, SEM PROBLEMAS AOS SEUS DESCENDENTES.
ALGUNS PEIXES PODEM CONTER QUANTIDADES ELEVADAS DE MERCÚRIO, PRINCIPAMENTE OS PEIXES PREDADORES, PEIXES DE GRANDE PROFUNDIDADEE DE GRANDES DIMENSÕES COMO O ATUM, DAÍ O SEU CONSUMO NÃO SER EXAGERADO, LIMITANDO-SE A 5 FATIAS POR REFEIÇÃO . COMO UMA NORMA DE SEGURANÇA, NÃO COMER PEIXE CRÚ MAIS QUE 2 VEZES POR SEMANA . PACIENTES QUE CONSOMEM PEIXE CRU EM GRANDE QUANTIDADE DEVEM MONITORAR A CONCENTRAÇÃO DE MERCÚRIO EM AMOSTRAS DE CABELO E CERTIFICAR QUE O NIVEL DE MERCÚRIO ESTEJA MENOR QUE 0,3 microgramas POR GRAMA DE CABELO
MUITAS GRÁVIDAS QUE TEM SUSCEPTIBILIDADE A TOXOPLASMOSE NÃO COMEM PEIXE CRÚ, NO ENTANTO, O PEIXE NÃO FAZ PARTE DO CICLO REPRODUTIVO DO PARASITA. ASSIM, DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO NÃO HÁ RAZÕES PARA PROIBIR O SEU CONSUMO NA GRAVIDEZ EM GESTANTES SEM A IMUNIDADE PARA A TOXOPLASMOSE.
O CONSUMO DE PEIXE CRÚ OU MARINADO É POPULAR EM VARIAS CULTURAS: PEIXE CRÚ – SASHIMI (JAPÃO) ; PEIXES SALGADOS, MARINADOS E DEFUMADOS ( PAISES BÁLTICOS E ESCANDINAVOS); CARPACCIO DE PEIXES (ITÁLIA), TARTAR DE SALMÃO (FRANÇA) E CEVICHE (PAISES LATINOS). OS PEIXES PODEM ESTAR CONTAMINADOS POR VERMES, PRINCIPALMENTE OS PEIXES DE ÁGUA SALGADA QUE TEM CICLO EM ÁGUA DOCE, POR EXEMPLO, O SALMÃO. DAÍ A IMPORTANCIA DE CONHECER A QUALIDADE DOS FORNECEDORES DE PEIXE, ONDE HAJA CONTROLES DE QUALIDADE E MANIPULAÇÃO CORRETA.
A PARASITOSE PRINCIPAL É A DIPHYLLOBOTHRIASIS ,PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS ENDÊMICAS COMO ESCANDINAVIA E REGIÕES LITORÂNEAS DA COSTA JAPONESA, NO ENTANTO, AS RECENTES MEDIDAS DE LIMPEZA DE TANQUES DE RESERVATÓRIOS DE CRIAÇÃO E SANEAMENTO, TEM REDUZIDO SIGNIFICATIVAMENTE A CONTAMINAÇÃO DE PEIXES POR PARASITAS NOCIVOS À SAÚDE DOS HUMANOS. UMA OUTRA MEDIDA QUE REDUZ A VERMISOSE É O SEU CONSUMO APÓS PROCESSO DE CONGELAMENTO QUE DESTRÓI OS PARASITAS EM ESTADO DE QUIESCÊNCIA.
AS PACIENTES COM ESTE TIPO DE PARASITOSE APRESENTAM SINTOMAS INESPECÍFICAS, ALTERNANDO FADIGA, FRAQUEZA, COM DESCONFORTO ABDOMINAL, GERALMENTE DESENVOLVEM ANEMIA E DEFICIÊNCIA DA VITAMINA B12.

RECOMENDAÇÃO:
AS GRÁVIDAS PODEM SIM COMER PEIXE CRÚ , MÁXIMO DUAS VEZES POR SEMANA, SEMPRE ESCOLHENDO RESTAURANTES QUE MOSTREM HIGIENE ADEQUADA E FORNECEDORES QUE TENHAM APROVAÇÃO PELOS COM ORGÃOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Agende sua consulta

com Prof. Dr. Sang Cha