EXERCICIO

por Prof. Dr. Sang Cha

A GRÁVIDA EXPERIMENTA MODIFICAÇÕES FISIOLÓGICAS IMPORTANTES , CARACTERIZADAS POR GANHO PROGRESSIVO DO PESO CORPÓREO, RETENÇÃO IMPORTANTE DE LÍQUIDO, AUMENTO DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA, DIMINUIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL, AUMENTO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E AUMENTO DO VOLUME SANGUÍNEO. A GRÁVIDA APRESENTA EM REPOUSO UM AUMENTO DO DÉBITO CARDÍACO, QUE CONSISTE NA QUANTIDADE DE SANGUE BOMBEADO PELO CORAÇÃO DURANTE 1 MINUTO, DE 50% E DA FREQUÊNCIA CARDÍACA BASAL DE 10 A 20 BATIMENTOS POR MINUTO. É COMO SE A GRÁVIDA ESTIVESSE EM ATIVIDADE FÍSICA MESMO ESTANDO EM REPOUSO, POIS ESTAS MODIFICAÇÕES CARDIOVASCULARES SÃO NECESSÁRIAS PARA SUPRIR AS NECESSIDADES SANGUÍNEAS DA PLACENTA, FUNDAMENTAL NO CRESCIMENTO E OXIGENAÇÃO DO FETO.
AS MODIFICAÇÕES FISIOLÓGICAS DA GRÁVIDA PROPORCIONAM UMA SENSAÇÃO DE ESTAR INCHADA, COM FALTA DE AR E CORAÇÃO ACELERADO, ASSIM UMA FORMA DE AMENIZAR ESTES DESCONFORTOS É ESTIMULAR EXERCÍCIOS QUE MELHOREM A SUA CONDIÇÃO CARDIO-RESPIRATÓRIA.
A ATIVIDADE FÍSICA MAIS RECOMENDADA PARA A GRÁVIDA É UMA CAMINHADA DE 30 A 60 MINUTOS PELO MENOS 3 VEZES POR SEMANA OU PRATICAR NATAÇÃO OU HIDROGINÁSTICA, SENDO QUE ESTE ÚLTIMO TEM A VANTAGEM DE ALIVIAR OS EFEITOS DELETÉRIOS DO AUMENTO DO PESO SOBRE AS ARTICULAÇÕES.
DURANTE O EXERCÍCIO É IMPORTANTE CONTROLAR DOIS PARAMETROS: 1) A FREQUÊNCIA CARDÍACA DA GRÁVIDA DEVE SER INFERIOR A 130 BATIMENTOS POR MINUTO 2) DEVE FICAR ATENTO PARA AS CONTRAÇÕES UTERINAS, POIS TODA VEZ QUE O EXERCÍCIO FÍSICO ESTIVER EM INTENSIDADE DEMASIADA, O FLUXO UTERINO PODE SOFRER REDUÇÃO E DESENCADEAR AS CONTRAÇÕES UTERINAS.
O EXERCICIO ESTA CONTRAINDICADO NAS SEGUINTES CONDIÇÕES CLÍNICAS DA GRÁVIDA:
• SANGRAMENTO GENITAL
• ATIVIDADE UTERINA AUMENTADA
• HIPERTENSAO GRAVE
• CARDIOPATIA COM LIMITAÇÃO
• PLACENTAPREVIA CENTRO-TOTAL
• PNEUMOPATIAS RESTRITIVAS
RECOMENDA SE QUE AS GRÁVIDAS COMEÇEM A EXERCITAR A PARTIR DO TERCEIRO MÊS, PASSADAS AS PRIMEIRAS 10 SEMANAS DE GESTAÇÃO E EVITAR TAMBÉM NO ÚLTIMO MÊS, QUANDO O CORPO JÁ ACUMULOU CERCA DE 12 A 15 KG DE PESO, QUE ALEM DE DIFICULTAR AS ATIVIDADES FISICAS PODE TAMBEM DESENCADEAR TRABALHO DE PARTO PREMATURO OU INTERFERIR NO GANHO DO PESO FETAL, ASSIM, O ULTIMO MÊS É PARA DESCANCAR E PREPARAR PARA O PARTO.
QUANTO AO TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA , ALÉM DOS CITADOS, CAMINHADA E NATAÇÃO, PODE REALIZAR IOGA E MUSCULAÇÃO. QUANTO A PILATES, DEVE SER PRATICADO COM SUPERVISAO DE PROFISSIONAL COM EXPERIÊNCIA, EVITANDO MOVIMENTOS QUE AUMENTAM A PRESSAO ABDOMINAL.
A ATIVIDADE FÍSICA TAMBEM É IMPORTANTE PARA EVITAR SOBREPESO NA GRAVIDEZ BEM COMO DIABETES GESTACIONAL. MAS SEM DÚVIDA, AS MAIS BENEFICIADAS SERÃO AQUELAS QUE DESEJAM PARTO NORMAL, QUANDO A COORDENAÇÃO ENTRE A RESPIRAÇÃO E A PRENSA ABDOMINAL É FUNDAMENTAL PARA UMA BOA DESCIDA E EXPULSÃO DO FETO.
RECOMENDAÇÃO:
EU RECOMENDO QUE A GRAVIDA FAÇA ATIVIDADE FÍSICA PELO MENOS 3 DIAS POR SEMANA, COM DURAÇÃO DE 30 A 40 MINUTOS, MANTENDO A FREQUENCIA CARDIACA INFERIOR A 130 BATIMENTOS POR MINUTO, INICIANDO A PARTIR DA 10ª. SEMANAS DE GESTAÇÃO.

A QUANTIDADE DE ALCOOL CONSUMIDA PODE SER CALCULADA UTILIZANDO-SE A SEGUINTE FORMULA:
QUANTIDADE DE ALCOOL (GRAMAS) = VOLUME (ML) X PORCENTAGEM DE TEOR ALCCOLICO DA BEBIDA
POR EXEMPLO:
1 TAÇA DE VINHO VOLUME = 200 ML
TEOR ALCOOLICO VINHO = 15% (0,15)
A QUANTIDADE DE ALCOOL = 200 X 0,15 = 30 GRAMAS

RECOMENDAÇÃO:
RESTRINGIR A BEBIDA ALCOOLICA EM FINS DE SEMANA, LIMITANDO SE UMA DOSE DIARIA.

Agende sua consulta

com Prof. Dr. Sang Cha